Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 17 de março de 2017

LIBERAIS DE BOTEQUIM (escrito em 21/04/2016)

No meu tempo de estudante (e ainda hoje) existiam muitos (muitos mesmo) socialistas de botequim. Esta semana me dei conta da existência também de liberais de botequim.
E essa constatação se deu em razão dos comentários e postagens realizadas por amigos que se dizem liberais (alguns se assumem conservadores) e inimigos assumidos do socialismo.
Como já é público as empresas que oferecem serviço de internet a cabo querem passar a cobrar pelo serviço utilizado, com direito de corte (ou redução de velocidade) quando o usuário tiver utilizado toda a quantidade de dados contratada.
Nada mais “justo” e “adequado” dentro de uma sociedade capitalista-liberal, regida pelas leis do mercado: quem usa mais, paga mais... até porque não há, em uma perspectiva liberal, sentido em ter de cobrar mais de quem utiliza menos.
Situações como a brasileira, em que o acesso é ilimitado, acarretam uma sobrecarga da rede e também a necessidade de “socializar” os custos: ou seja, muitos usarão mais (alguns bem mais) e pagarão menos e muitos usarão menos (alguns bem menos) e pagarão mais.
Essa espécie de “distribuição” de custos e benefícios é típica de políticas socialistas; em especial quando impostas pelo Estado... e é exatamente o que vejo a maioria de meus amigos (pseudo)liberais pedindo.
Caros liberais (de botequim), de liberais vocês não tem nada! Só querem a liberdade quando em benefício próprio; no mais querem a intervenção estatal, também em benefício próprio.

Nenhum comentário: